quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Grande Tartas

imagem: net
Nadando nas águas, com a sua calma e sabedoria de sempre, andava a Tartas, uma tartaruga já muito velha. Conhecida por todos desde sempre. Ninguém sabia a sua idade ao certo. Passeava sempre sozinha e transmitia sempre uma sensação de paz a quem se cruzava com ela.
Num coral, uns pequenos camarões andavam em grande agitação:
-Mãe, queria ir à Gruta das Pedras Verdes!
-Pai, queria ir ver o espetáculo das Estrelas-do-mar!
Todos possuíam uma grande sede de experimentar e ver tudo. Tinham o tempo todo da vida pela frente.
A Tartas observava com a sua calma, parou para flutuar e observar os pequenos.
-Mãe, mãe, porque não tenho uma casa às costas como a Grande Tartas? Queria uma!
-Não podes! És um camarão. Só as tartarugas é que andam com a casa às costas.
-Porque não levamos a nossa?
-É muito pesada!
Tartas sorriu e ao mesmo tempo os seus olhos lacrimejaram-se mais do que o normal.
A expressão foi tão curiosa e contraditória que a mãe camarão não resistiu em perguntar:
-Grande Tartas , estás bem?
-Estou minha amiga! São recordações.
Um dos camarões perguntou logo:
-O que são recordações?
-São lembranças do passado.
-Hum, e o que te lembras?
-Que já tive vários filhos mas nunca os levei a ver nada.
-Porquê?
-Nós não vemos os nossos filhos. Vamos até à praia aonde nascemos, cavamos a cova mais funda num sítio que achamos seguro, pomos os ovos, tapamos e partimos.
-É por isso que choras, não é? Não percebo é porque sorris?
-Não estou a chorar. Estou feliz. Sabes, cada vez que vejo uma tartaruga nova imagino que poderá ser meu filho ou minha filha e sempre que vejo outras crianças sonho como seria se os tivesse conhecido.
-E dizes que não ficas triste! – Afirmou a mãe camarão. Lembrando-se que não se conseguia imaginar sem as suas crianças.
-Não fico, a sério! Tu vives feliz e acompanhas o crescimento dos teus filhos. Ama-os com todos os seus defeitos e virtudes. Eu amo-os a todos, pois não sabendo quem são, todos poderão ser meus. Não vivo as suas vidas mas imagino as suas histórias. Cada pequena tartaruga que vejo é um sonho que poderia ter vivido.

Curiosidade:
As tartarugas depositam os ovos na praia aonde nasceram. Estima-se que entre 100 filhotes nascidos, apenas um chegará a vida adulta.
In Sua pesquisa.com

1 comentário:

  1. Eu hoje depositei a minha filha na praia do aeroporto, para só tornar a ver no Ntal e custou-me muito, snif snif... sinal que não sou lenta... :)) Engraçado como cada espécie desenvolve a melhor forma de proteger as crias... isso de depositar os ovos e nunca ver as crias é estarnho... mas deve ser para as proteger... :) Beijo

    ResponderEliminar