quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A Pintas Altas

Imagem: net
Passeando pela savana, sempre de pescoço erguido, andava Pintas Altas, a girafa. Era muito vaidosa e louca por gravatas. Tinha uma coleção enorme, sempre a condizer com as suas manchas. Costumava ser gozada pelos restantes animais que, não entendiam o porquê deste acessório.
- É mesmo vaidosa e tonta a Pintas Altas. Usa aquele tecido ao pescoço que não tem utilidade nenhuma – Referiam os outros animais.
A girafa não lhes ligava nenhuma. Andava sempre descansada a comer os espinhos pontiagudos das árvores.
Certo dia, um grande reboliço se iniciou nas árvores. As aves encontravam-se agitadas.
-Socorro! Socorro! – Alguém gritava.
Todos os animais ficaram em alerta. De repente, um pequeno rato corria com todas as suas forças pela savana fora. Estava nervoso e olhava para trás, como se estivesse a ser perseguido.
A agitação era tanta que não viu a Pintas Altas e bateu contra uma das suas patas.
-Ai! O que tens pequeno amigo? Porque foges? – Questionou a girafa.
-Desculpa! Estou muito aflito! Uma leoa persegue-me.
Ao ouvir a palavra leoa, os animais passaram do estado de alerta para pânico total. As girafas juntaram-se todas, pois em conjunto sabiam-se defender, com as suas enormes patas.
-O que faço à minha vida! Vou morrer! – Chorava o pequeno ratinho.
A Pintas altas, afastou as patas, baixou-se e disse:
-Depressa! Sobe pela minha gravata!
O ratinho nem pensou duas vezes. Flectiu as suas pequenas patas, saltou, agarrou-se à gravata e subiu por ela acima.
A leoa apareceu. As girafas estavam todas juntas à espera do ataque, mas não foi preciso, porque o felino desistiu e foi-se embora.
-Obrigado pela ajuda! Salvaste-me a vida! – Agradeceu o pequeno ratinho.
Nunca mais ninguém fez um comentário acerca das gravatas da Pintas Altas.

Curiosidades: As manchas pardas das girafas possuem um padrão único para cada indivíduo e que as ajuda a esconder entre as árvores.
"Atribui-se a introdução da gravata aos soldados croatas a serviço da França durante a guerra dos trinta anos. Os pedaços de tecidos, atados ao pescoço dos soldados com distintivos laços, teriam causado enorme alvoroço em toda a sociedade parisience. Tal acessório era usado com distintivo militar pelos croatas, sendo de tecido rústico para os soldados e de algodão ou seda para os superiores".
in: Wikipédia

3 comentários:

  1. Excelente imagem e mensagem, obrigado! Quanto às gravatas tornaram-se num símbolo masculino do séc. XX que entrou pelo XXI, e o que mais me admira é que até povos orientais e árabes a adoptaram.

    Um beijinho e parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar