quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O que é um sonho?

Seguiu para a escola. Nesse dia, foi-lhe solicitado um trabalho que todos acharam extremamente difícil: descrever um sonho.
Ao final do dia, Miguel, estava sentado na sua secretária a olhar pela janela para o infinito, procurando fazer o seu TPC.
O único sonho que se lembrava era o da noite anterior. Contudo, temia que o gozassem. Passado algum tempo, sua mãe abriu a porta, pensando que o menino estava a brincar ao invés de estudar:
-Miguel, Miguel!
O menino nada respondia. Estava absorto nos seus pensamentos.
-Miguel, acorda!
-Sim. Mãe! O que é?
-Estás a dormir de olhos abertos? Já fizeste os trabalhos?
-Não! São muito difíceis!
-Hum! O que é?
-A professora pediu que descreve-se um sonho. Não me lembro de nenhum. Acho que nunca sonhei – Mentiu.
-Miguel, os sonhos não só ocorrem quando estamos a dormir, sabes?
-Então?
-Sonhos também são desejos. Quando tu pedes um brinquedo ao Pai Natal, por exemplo. É um sonho!
-Não sabia! Vou escrever então.
O menino descreveu o brinquedo que tinha pedido no ano anterior no Natal e foi jantar.
À noite, tentava adormecer, mas não conseguia. Achava que o que tinha escrito era pouco importante face ao que tinha sonhado na noite passada.
Levantou-se, pegou num lápis e num papel e escreveu o seu sonho. Descreveu o Grande TITE, os Brincas e os Ocos. Foi à sua caixa de plasticina, tirou de lá o Boneco e desenhou-o na folha, para ilustrar o seu texto. Tinha assim dois trabalhos feitos. Colocou-os na mochila e foi-se deitar. Deixando para o dia seguinte a decisão de qual dos dois levaria à professora.
A meio da noite:
-Que horrível! Podias ao menos ter feito um retrato melhor meu! Tenho um olho maior que o outro e os pés tortos!
Miguel abriu os olhos e não queria acreditar. O boneco verde estava com o seu desenho na mão.
-Tu, outra vez? Agora sonho sempre contigo!
-E quem disse que tu estavas a sonhar?
-A professora ensinou-me o que era um sonho. Algo que não existe e que ocorre na nossa imaginação durante a noite. A minha mãe também me disse que poderia ser um desejo de algo, mas como estou a dormir, és fruto da minha imaginação.
-Desculpa mas eu não sou um fruto! Sou um Brinca! Tu criaste-me! Saí da tua imaginação mas agora existo mesmo.
Miguel, não quis contrariar o Boneco porque ele estava já a ficar castanho nas bochechas e parecia que ia explodir. Resolveu então entrar na brincadeira. Se era um sonho seu, nada de mal lhe podia acontecer.
-Está bem, está bem! Não te contrario mais!

1 comentário:

  1. E o que será mesmo um sonho afinal?? Eis a questão! E qual foi o desenho escolhido, rrssss? isso era o que eu gostava de saber... e se os colegas o gozaram... :) Beijo

    ResponderEliminar